quarta-feira, 25 de abril de 2012

Bola Suiça


Bola Suiça



O brincar é um processo pelo qual a criança se adapta ao ambiente ou adapta o ambiente a sua vontade. Este processo pode ser sensório motor, sócio – emocional , linguístico ou cognitivo (Lorenzini , 2002).

A bola suíça tem como princípio promover qualidade de vida, é um instrumento que se adapta a qualquer tipo de criança, muito utilizada nas reabilitações em fisioterapia, pois,  proporciona bem –estar e alegria ao realizar atividades com ela, consequentemente dando entusiasmo e ajudando na sua motricidade.

Na educação infantil é um excelente recurso por ter tamanho grande e cores vivas e alegres acaba motivando o brincar. E através da brincadeira a criança explora, descobre  e aprende . Com a bola podemos trabalhar movimentos superficiais do musculo, equilíbrio e relaxamento além do prazer de brincar.

O primeiro passo em sala de aula é deixar as crianças conhecerem a bola, explorar, tocar, e depois com o auxílio do professor executar os movimentos em cima da bola, com o auxilio do professor executar movimentos em cima da bola, ( sentar, deitar , pular...) e assim estimular a cada uma das crianças.

Esta atividade foi implementada na sala do B2



Autoras : professoras:  Onilda, Fernanda , Rose e Cida Ferreira