Bola Suiça
O brincar é um
processo pelo qual a criança se adapta ao ambiente ou adapta o ambiente a sua
vontade. Este processo pode ser sensório motor, sócio – emocional , linguístico
ou cognitivo (Lorenzini , 2002).
A bola suíça
tem como princípio promover qualidade de vida, é um instrumento que se adapta a
qualquer tipo de criança, muito utilizada nas reabilitações em fisioterapia,
pois, proporciona bem –estar e alegria
ao realizar atividades com ela, consequentemente dando entusiasmo e ajudando na
sua motricidade.
Na educação
infantil é um excelente recurso por ter tamanho grande e cores vivas e alegres
acaba motivando o brincar. E através da brincadeira a criança explora,
descobre e aprende . Com a bola podemos
trabalhar movimentos superficiais do musculo, equilíbrio e relaxamento além do
prazer de brincar.
O primeiro
passo em sala de aula é deixar as crianças conhecerem a bola, explorar, tocar,
e depois com o auxílio do professor executar os movimentos em cima da bola, com
o auxilio do professor executar movimentos em cima da bola, ( sentar, deitar ,
pular...) e assim estimular a cada uma das crianças.
Esta atividade
foi implementada na sala do B2