quinta-feira, 12 de julho de 2012

PROJETO NA CRECHE


Para Jean Piaget, o sujeito constrói seu próprio conhecimento, processo que se dá a partir da interação com os outros e com o mundo dos objetos e das ideias.
Por isso, o currículo da creche deve apontar quais experiências de aprendizagem são fundamentais para o desenvolvimento da criança, levando-se em conta as principais conquistas deste período, como a marcha, a linguagem, a formação do pensamento simbólico e a sociabilidade. É este projeto pedagógico que vai orientar as ações e definir os parâmetros de desenvolvimento dos meninos e meninas.



MEIO AMBIENTE, CASA DA GENTE

Ensina a teus filhos o que temos ensinado aos
nossos: que a terra é nossa mãe. Tudo quanto
fere a terra – fere os filhos da terra. [...]. O
homem não tece a teia da vida. Ele é um de
seus fios. O que ele faz para a teia faz para si
próprio.
Chief Seattle

Na Educação Infantil, o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil), documento elaborado pelo MEC (Ministério da Educação) em 1998, vem com o objetivo de auxiliar os professores da Educação Infantil. Como o próprio nome já define, é apenas um referencial, um guia, não existindo a obrigatoriedade de ser seguido. Contudo, é um material de alto nível que merece a atenção dos  Profissionais desta área.
No  terceiro volume, o RCNEI traz um capítulo sobre a “Natureza e Sociedade”, que aborda as relações existentes entre ambos, e sugere como os temas propostos podem ser trabalhados. Segundo o RCNEI o “trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural”.
Por este motivo seguindo sugestão deste referencial, a creche nestes dias de comemoração pelo dia do Meio ambiente, trabalhou com ideia de cuidado e proteção do meio ambiente com as crianças.



 B1 CONHECENDO OS ELEMENTOS DO MEIO AMBIENTE














 


AS CRIANÇAS TEM MUITO O QUE APRENDER NA CRECHE

MGI B NA ÁREA EXTERNA


Esta fase de até os 3 anos de idade as crianças se desenvolvem  rapidamente, daí a importância de entender como cada atividade ou brincadeira ensina.
As crianças  recebem cuidado, atenção e  carinho . Aqui  têm espaço para explorar, brincar e se conhecer. Na sala, têm à mão sempre  brinquedos e materiais que incentivam a expressão artística e estimulam a imaginação.
 Mesmo sem saber ler, manuseiam livros. No parque, se divertem pisando na grama. Muitas vezes, nem falam mas  e já estão "cantando" cantigas de roda e seguindo a coreografia.
Assim é o dia das crianças de até 3 anos nas boas creches do país.




 


ARTES NO B2


A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação.

Se abrirmos nossos olhos para o mundo que nos rodeia, veremos inúmeras cores: o azul do céu, do mar, o verde das matas, das folhas e os diversos tons das flores. A cor atrai a atenção, destaca detalhes, além de proporcionar um toque decorativo necessário a tudo que tem por objetivo a comunicação.

A pintura é a transformação do pensamento da criança em formas e cores, sendo um ato criativo que amplia o relacionamento com o mundo.
 B2 nos trabalhos artísticos