quinta-feira, 25 de outubro de 2012
sexta-feira, 19 de outubro de 2012
terça-feira, 16 de outubro de 2012
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
Projeto vida de inseto MGI D/ E
Vivemos
em uma sociedade na qual os insetos são vistos como animais perigosos,
esquecendo–se que os insetos contribuem para que se mantenha o equilíbrio do
meio ambiente . Tendo em vista esta preocupação resolvemos apresentarmos de forma
lúdica , positiva e informativa os insetos da natureza.
Objetivos
Específicos
Desenvolver
um estudo em relação ao modo de vida dos insetos e sua importância para o meio
ambienteComparar diferenças em relação ao seu habitat.
Diferenças e semelhanças em suas características.
Conscientizá-los em relação a preservação dos mesmos mantendo assim o equilíbrio do meio ambiente.
Justificativa
Partindo
de de observações em relação as as atitudes das crianças ao ver os insetos, onde suas reações são de medo, desprezo , curiosidade, ou de eliminá-los , encontramos a necessidade de conscientizar que todos são necessários na natureza e devemos cuidar
OS NÚMEROS MGI B
Objetivo geral : Estabelecer
apropriação de noção matemática presentes no seu cotidiano.
Objetivo específico : Desenvolver noções de quantidade, Classificar , ordenar, comparar.
Objetivo específico : Desenvolver noções de quantidade, Classificar , ordenar, comparar.
PRINCÍPIOS E VALORES
Princípios Norteadores a serem incutidos nas crianças:
- Na Conduta : dignidade, bom caráter,
integridade .
- Nos
relacionamentos : lealdade, respeito mútuo, compreensão, honestidade e
humildade.
- No processo de decisão: busca de consenso, justiça e verdade, igualdade de oportunidades,
eficiência e eficácia.
- E sempre: "o amor,
que é o vínculo da perfeição".
Principios Norteadores profissionais :
- No processo entre os profissionais e unidades : cooperação,
espírito de equipe, profissionalismo e
comunicação adequada.
- No relacionamento com acomunidade: responsabilidade, independência e transparência.
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
FESTA DOS ANIVERSARIANTES AGOSTO
TEMA : PRINCESAS E HERÓIS
OBJETIVO : VALORIZAR A AUTO IMAGEM DAS CRIANÇAS
Como princesas comportando-se bem, ajudando amigos, brincando sem brigar e dividindo
Como heróis: heróis não machucam amigos, gostam de ajudar as pessoas e são muito educados
DESFILE DAS FANTASIA
OBJETIVO : VALORIZAR A AUTO IMAGEM DAS CRIANÇAS
Como princesas comportando-se bem, ajudando amigos, brincando sem brigar e dividindo
Como heróis: heróis não machucam amigos, gostam de ajudar as pessoas e são muito educados
INTRODUÇÃO DO SELF-SERVICE
Autonomia na alimentação proporciona escolha, destreza para servir-se, alegria de saber que pode fazer sozinho
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
CANTINHO- MOMENTO DE FORMAÇÃO
OBJETIVO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
OFERECER OPORTUNIDADE DE CONSTURIR CONHECIMENTOS.
DESENVOLVER HABILIDADES, VALORES, DESENVOLVER PENSAMENTO CRÍTICO.
PROPORCIONAR MOMENTO DE PESQUISA, PARA ALTERNATIVAS SISTEMATIZAR SUAS REFLEXÕES.
OFERECER OPORTUNIDADE DE CONSTURIR CONHECIMENTOS.
DESENVOLVER HABILIDADES, VALORES, DESENVOLVER PENSAMENTO CRÍTICO.
PROPORCIONAR MOMENTO DE PESQUISA, PARA ALTERNATIVAS SISTEMATIZAR SUAS REFLEXÕES.
PROJETO ANUAL
TEMA DO PROJETO : DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA
ENFOQUE: CULTURA/ MUSICA, ARTE, BRINCADEIRAS E COMIDA
REGIÕES: NORTE,SUL, NORDESTE, CENTRO- OESTE, SUDESTE
Introdução
Vygotsky sustenta que todo conhecimento é construído
socialmente, no âmbito das relações humanas. Essa teoria tem por base o
desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico,
enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo
essa teoria considerada, histórico-social. Este processo, se dá na relação com
outro, nas trocas onde o professor aperfeiçoando sua prática constrói,
consolida, fortalece e enriquece seu aprendizado. Por isso é importante ver a pessoa
do professor valorizar o saber de sua experiência.
Neste sentido, NÓVOA (1997)
afirma que a troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços
de formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar,
simultaneamente, o papel de formador e de formando. Assim, o papel do professor
é de fundamental importância para a criança ao iniciar a Educação infantil,
esta criança está na idade de vivenciar o processo de socialização e
estabelecer amizades.
O Projeto diversidade cultural
brasileira , trará para nós como professores e para as crianças a oportunidade
de interagir e conhecer melhor sobre nossa cultura de forma lúdica e prazerosa
trocando com os amigos, a família e a escola conhecimentos prévios e novos.
Objetivo Geral:
-
Abordar as diversidades culturais
bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir,
interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica
e envolvente.
Objetivos específicos:
-
Apresentar a cultura de cada região do Brasil
- Aprender sobre a música arte comida e brincadeiras desenvolvendo os sentidos e a percepção visual e sensorial;
- Investigar e explorar novos conhecimentos sobre nosso país
- Ampliar as possibilidades de exploração do ambiente, estabelecendo contato com nossa cultura.
Justificativa
Projeto Diversidade Cultural Brasileira propõe uma discussão não
só com os pequeninos, mas também com toda a escola sobre identidade cultural
destes e as várias culturas existentes em nosso país no âmbito individual,
social e coletivo, buscando entrelaçar as diversas linhas do conhecimento nas
áreas da música, arte,
linguagem matemática, movimento, linguagem oral e escrita , natureza e
sociedade.
PROJETO FOLCLORE MGII B
OBJETIVO GERAL : Resgatar a cultura popular
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Resgatar as brincadeiras folclóricas
Desenvolver a fala e o raciocinio
Sesenvolver a atenção
RECURSOS :
Através de adivinhas, brincar com perguntas e respostas do dia dia das crianças.
Assinar:
Postagens (Atom)