quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Semana da Adptação




INTEGRAÇÃO

Começo de ano tudo novo, amigos novos, ambiente novo... chega a mistura de sentimentos para crianças, professores e pais, o que esperar neste período?
       Quando o atendimento é de período integral é recomendável que se estabeleça um processo gradual de inserção, ampliando o tempo de permanência de maneira que a criança vá se familiarizando aos poucos com o professor, com o espaço,com a rotina e com as outras crianças com as quais irá conviver.
       É importante nos primeiros dias, e até quando se fizer necessário, a presença da mãe ou do pai, assim a criança poderá enfrentar o ambiente estranho junto de alguém com quem se sinta segura.
      Quando se estabelece o vínculo afetivo com o professor e com as outras crianças, será o momento de se  enfrentar bem a separação, sendo capaz de se despedir da pessoa querida, com segurança e desprendimento.
      O Ambiente pelo professor será planejado nos primeiros dias levando em consideração os gostos e preferências das crianças, organizando  a rotina em função de sua chegada e oferecendo-lhes atividades lúdicas, gostosas e atrativas. Ambientes organizados com material de pintura, desenho e modelagem, brinquedos de casinha, baldes, pás, areia,  água etc., fotos da família, um brinquedo ou objeto querido pela criança trará um pedacinho de sua casa para a escola e são boas estratégias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário