INTEGRAÇÃO
Começo de ano tudo novo, amigos
novos, ambiente novo... chega a mistura de sentimentos para crianças,
professores e pais, o que esperar neste período?
Quando o atendimento é de período
integral é recomendável que se estabeleça um processo gradual de inserção,
ampliando o tempo de permanência de maneira que a criança vá se familiarizando
aos poucos com o professor, com o espaço,com a rotina e com as outras crianças
com as quais irá conviver.
É importante nos primeiros dias, e
até quando se fizer necessário, a presença da mãe ou do pai, assim a criança poderá
enfrentar o ambiente estranho junto de alguém com quem se sinta segura.
Quando se estabelece o vínculo
afetivo com o professor e com as outras crianças, será o momento de se enfrentar bem a separação, sendo capaz de se
despedir da pessoa querida, com segurança e desprendimento.
O Ambiente pelo professor será
planejado nos primeiros dias levando em consideração os gostos e preferências
das crianças, organizando a rotina em função
de sua chegada e oferecendo-lhes atividades lúdicas, gostosas e atrativas.
Ambientes organizados com material de pintura, desenho e modelagem, brinquedos
de casinha, baldes, pás, areia, água
etc., fotos da família, um brinquedo ou objeto querido pela criança trará um
pedacinho de sua casa para a escola e são boas estratégias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário