quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PROJETO ANUAL


 

TEMA DO PROJETO : DIVERSIDADE CULTURAL  BRASILEIRA

ENFOQUE: CULTURA/ MUSICA, ARTE,  BRINCADEIRAS E COMIDA 

REGIÕES: NORTE,SUL, NORDESTE, CENTRO- OESTE, SUDESTE

Introdução


 Vygotsky sustenta que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas. Essa teoria tem por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada, histórico-social. Este processo, se dá na relação com outro, nas trocas onde o professor aperfeiçoando sua prática constrói, consolida, fortalece e enriquece seu aprendizado. Por isso é importante ver a pessoa do professor valorizar o saber de sua experiência.

Neste sentido, NÓVOA (1997) afirma que a troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços de formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar, simultaneamente, o papel de formador e de formando. Assim, o papel do professor é de fundamental importância para a criança ao iniciar a Educação infantil, esta criança está na idade de vivenciar o processo de socialização e estabelecer amizades.

O Projeto diversidade cultural brasileira , trará para nós como professores e para as crianças a oportunidade de interagir e conhecer melhor sobre nossa cultura de forma lúdica e prazerosa trocando com os amigos, a família e a escola conhecimentos prévios e novos.

Objetivo Geral:
  • Abordar as diversidades culturais bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente.

Objetivos específicos:
  • Apresentar a cultura de cada região do Brasil
  • Aprender sobre a música arte comida e brincadeiras desenvolvendo os sentidos e a percepção visual e sensorial;
  • Investigar e explorar novos conhecimentos sobre nosso país
  • Ampliar as possibilidades de exploração do ambiente, estabelecendo contato com nossa cultura.

Justificativa

Projeto Diversidade Cultural Brasileira propõe uma discussão não só com os pequeninos, mas também com toda a escola sobre identidade cultural destes e as várias culturas existentes em nosso país no âmbito individual, social e coletivo, buscando entrelaçar as diversas linhas do conhecimento nas áreas da  música, arte, linguagem matemática, movimento, linguagem oral e escrita , natureza e sociedade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário