TEMA DO PROJETO : DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA
ENFOQUE: CULTURA/ MUSICA, ARTE, BRINCADEIRAS E COMIDA
REGIÕES: NORTE,SUL, NORDESTE, CENTRO- OESTE, SUDESTE
Introdução
Vygotsky sustenta que todo conhecimento é construído
socialmente, no âmbito das relações humanas. Essa teoria tem por base o
desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico,
enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo
essa teoria considerada, histórico-social. Este processo, se dá na relação com
outro, nas trocas onde o professor aperfeiçoando sua prática constrói,
consolida, fortalece e enriquece seu aprendizado. Por isso é importante ver a pessoa
do professor valorizar o saber de sua experiência.
Neste sentido, NÓVOA (1997)
afirma que a troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços
de formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar,
simultaneamente, o papel de formador e de formando. Assim, o papel do professor
é de fundamental importância para a criança ao iniciar a Educação infantil,
esta criança está na idade de vivenciar o processo de socialização e
estabelecer amizades.
O Projeto diversidade cultural
brasileira , trará para nós como professores e para as crianças a oportunidade
de interagir e conhecer melhor sobre nossa cultura de forma lúdica e prazerosa
trocando com os amigos, a família e a escola conhecimentos prévios e novos.
Objetivo Geral:
-
Abordar as diversidades culturais
bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir,
interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica
e envolvente.
Objetivos específicos:
-
Apresentar a cultura de cada região do Brasil
- Aprender sobre a música arte comida e brincadeiras desenvolvendo os sentidos e a percepção visual e sensorial;
- Investigar e explorar novos conhecimentos sobre nosso país
- Ampliar as possibilidades de exploração do ambiente, estabelecendo contato com nossa cultura.
Justificativa
Projeto Diversidade Cultural Brasileira propõe uma discussão não
só com os pequeninos, mas também com toda a escola sobre identidade cultural
destes e as várias culturas existentes em nosso país no âmbito individual,
social e coletivo, buscando entrelaçar as diversas linhas do conhecimento nas
áreas da música, arte,
linguagem matemática, movimento, linguagem oral e escrita , natureza e
sociedade.
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